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MÉTODO BLOMBERG

MÉTODO BLOMBERG

O psiquiatra Sueco, Dr. Harald Blomberg, tomou conhecimento do trabalho da terapeuta autodidata e fotógrafa Kerstin Linde, que fotografava a evolução dos movimentos de crianças e reparou que algumas crianças obtinham melhores resultados que outras ou demoravam menos tempo para alcançá-los. Linde estimulava os bebês “atrasados com os movimentos que os bebês de evolução normal realizavam. Com o estímulo, as crianças com atraso começaram a se desenvolver normalmente.

Os resultados obtidos impressionaram Dr. Harald Blomberg. que acompanhou os atendimentos de Linde durante três anos e introduziu uma base clínica ao trabalho intuitivo de Linde, criando o Blomberg Rhythmic Movement Training – BRMT®.

O  Método Blomberg (BRMT) é um programa de treinamento baseado em movimentos – passivos e ativos – suaves, mas altamente eficazes. Esses movimentos seguros e suaves reproduzem os movimentos rítmicos e espontâneos que os bebês fazem durante o primeiro ano de vida, essenciais para a integração e maturação no sistema nervoso central em seus diversos níveis funcionais. 

O foco é relacionar os reflexos primitivos retidos na infância ou reativados relacionando-os com os atrasos de desenvolvimento neuromotor.

O Método Blomberg é uma abordagem holística para tratar atrasos de desenvolvimento neuromotor, dificuldades de atenção e de concentração (TDA/TDAH), distúrbios de fala e linguagem, déficits de aprendizagem, dislexia, dislalia, disgrafia, dificuldades na regulação emocional, capacidade de vigília, capacidade de conter impulsos,   postura corporal (dentre elas, a escoliose), entre outras muitas condições.

Em adultos, o método é eficaz em casos de fixações vertebrais, rotações de bacia, déficits de atenção, com ou sem hiperatividade, dificuldades de concentração, tensões musculares, escolioses, etc.

Através do trabalho de movimentos rítmicos específicos, o método permite ao cérebro otimizar a transmissão de informações entre as diversas áreas cerebrais, facilitando, assim, a troca de informações.

Assim, são melhoradas as diversas funções que governam faculdades como raciocínio descritivo, capacidade de planejamento e previsão das consequências de suas ações, regulação das emoções, capacidade de vigília e nível de atividade, coordenação motora fina e grossa.

Essa abordagem holística inclui informações nutricionais e funcionais, interpretação de sonhos e cursos especializados para professores e educadores infantis.