DIR®202. MODELO DIR/FLOORTIME®: ALTA FORMAÇÃO

DIR®202. MODELO DIR/FLOORTIME®: ALTA FORMAÇÃO

APRESENTAÇÃO

A Avance Clínica Especializada Ltda EPP (Clínica Avance) em parceria com a Fundação Emily Fenichel (Argentina) e DIRIT (Itália) apresenta o curso de formação DIR®202. MODELO DIR/FLOORTIME®: ALTA FORMAÇÃO (Promovendo Capacidades Superiores de Desenvolvimento Emocional Funcional), reconhecido e certificado pelo Conselho Interdisciplinar sobre Distúrbios de Desenvolvimento e Aprendizagem (ICDL), EUA.

O CURSO DIR®202. MODELO DIR/FLOORTIME®: ALTA FORMAÇÃO (Promovendo Capacidades Superiores de Desenvolvimento Emocional Funcional) é um curso de estágio com sistema de tradução nas aulas presenciais que ajuda os participantes a desenvolver competências para promover todas as capacidades emocionais de desenvolvimento funcionais, com ênfase nas capacidades mais elevadas: senso de si e resolução de problemas, emocional e raciocínio lógico, múltiplas causas, triangular, área cinzenta, pensando emocionalmente e pensamento reflexivamente, baseado em um senso crescente de self e um padrão interno. Os participantes aprenderão como aplicar os princípios do Floortime ajustando suas interações às diferenças individuais de crianças ou adultos com necessidades especiais.


DETALHES DO EVENTO

Curso: DIR®202. MODELO DIR/FLOORTIME®: ALTA FORMAÇÃO 

Data de realização: 16 e 17 de novembro de 2019
Horário: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00
Carga Horária: 16 horas
Local: Clínica Avance - Rua Tenente Coronel Cardoso, 51, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes-RJ, Tel: (22) 3025-3030

Incluso Coffee Break e material didático: Apostila com impressão dos slides autorizados pelo ICDL (USA) em português. A dinâmica de aula é definida pela ministrante, podendo não seguir, exatamente, a ordem dos slides impressos, entretanto, todo o conteúdo programático constará na apostila e nos materiais extras adicionais que os alunos receberão via e-mail. Estes materiais adicionais poderão estar em inglês ou em espanhol.  


MINISTRANTE
Dott. Maria Teresa Sindelar - membro Faculty ICDL-USA -Psicóloga
(*) Possíveis convidados.

  • Serena Suman - Psicóloga e Psicomotricista – DIRIT – ITÁLIA
  • Leonardo Correa – Professor da Universidade Nacional de Rio Negro e Fisioterapeuta – Fundação Emily Fenichel - Argentina

PÚBLICO ALVO
Professores; Pedagogos; Psicopedagogos; Terapeutas Ocupacionais; Fonoaudiólogos; Médicos e Educadores Físicos

PRÉ- REQUISITO
(Ter concluído o DIR®201) e ter passados pelas supervisões
O aluno que se inscrever neste curso promovido pela Avance, tem o direito de realizar 4 supervisões anteriores ao 202 com a Dott. Maria Teresa Sindelar, caso ele ainda não tenha o documento que comprova aptidão (além do certificado de conclusão do DIR 201, a apresentação da declaração de realização de supervisões é imprescindível e deve ser enviada ao e-mail clinicaavance.cursos@gmail.com até uma semana antes das aulas presenciais do DIR Flortime 202 em Campos dos Goytacazes - RJ). Contudo, ele deverá estar disponível para realizar estas supervisões nos dias e horários determinados. Estes dias e horários serão agendados conforme data de pagamento da taxa de investimento e estão explicitados no corpo deste texto para que, desde já, o aluno tenha conhecimento e consiga programar a sua agenda pessoal, tão logo receba o e-mail de confirmação que informa em qual turma ele estará.
É preciso deixar claro que é permitido ao aluno realizar ou ter realizado as supervisões que antecedem o curso DIR Floortime 202 promovido pela Avance Cursos com outro instrutor do ICDL. Para os que já têm estas supervisões e a declaração, basta apenas o envio dela. A não apresentação desta declaração será entendida como NÃO-APTIDÃO e o, a partir daí será tratado como um caso de DESISTÊNCIA. Para os que ainda não têm e não desejam fazê-las com a Dott. Maria Teresa Sindelar, cabe a responsabilidade de agendamento com outro instrutor do ICDL e todo o ônus referente a elas. 
Em média, um aluno pode precisar realizar de 4 -7 supervisões anteriores à realização do 202 para obter a aprovação para o DIR 202. Tudo vai depender do desempenho deste aluno junto ao seu supervisor. Assim, qualquer supervisão adicional às 4 custeadas neste formato de curso promovido pela Avance, é de inteira responsabilidade e ônus do aluno e deverá ser tratada diretamente com a Dott. Maria Teresa Sindelar.
As supervisões anteriores às aulas presenciais deste curso da Avance acontecerão em grupos de 4 alunos (organizados conforme ordem de inscrição), em encontros pré-agendados conforme agenda da ministrante Maria Teresa Sindelar e conforme as vagas nos grupos on lines forem sendo preenchidas.

PERÍODOS1º ENCONTRO 2º ENCONTRO 
3º ENCONTRO 
4º ENCONTRO 
GRUPO Nº 0126 e 27/08/201909 e 10/09/2019
23 e 24/09/2019
07 e 08/10/2019
GRUPO Nº 02
10 e 11/09/2019
24 e 25/09/2019
09 e 10/10/2019
21 e 22/10/2019
GRUPO Nº 03
26 e 27/09/2019
11 e 14/10/201923 e 24/10/201904 e 05/11/2019
GRUPO Nº 04
09 e 15/10/2019
22 e 30/10/2019
04 e 05/11/2019
12/11/2019
GRUPO Nº 05
21/10/201931/10/201906/11/201912/11/2019

OBS: Todas as turmas acima deveram se reunir as ( 20:00hs Horário de Brasília ), com exceção das datas em cor azul que deverá acontecer as 17:00hs Horário de Brasília.

A prioridade na organização estará na dependência da data de pagamento da primeira parcela da taxa de investimento. O aluno será devidamente comunicado em que grupo está, imediatamente após a efetivação do referido pagamento, para que consiga organizar a sua agenda pessoal (cada grupo tem no máximo 4 alunos!). Após cada grupo ter sido completado, o aluno será inserido na turma subsequente.

OBJETIVOS

Avaliar os participantes em apresentações de casos, suas competências, participação em aula e respostas por escrito às perguntas do fórum. Este curso tem o objetivo de aprimorar o aluno na observação das diferenças individuais, dos estilos interativos e dos elementos cultuais, contribuindo para que possa haver uma maior correspondência entre a criança e o meio que a circunda (“Bondade de Ajuste”)

As aulas estarão voltadas para que o aluno aprenda a ter a capacidade de descrever corretamente as ideias centrais dos primeiros seis FEDC, com um maior entendimento das capacidades 4-6. Isso implica que o aluno estará apto para

explicar corretamente pelo menos três aspectos de perfis individuais, incluindo processamento sensorial, linguagem, planejamento e sequenciamento motor e desenvolvimento visual, assim como ser estar em plena capacidade para descrever as maneiras pelas quais o ambiente e os relacionamentos podem afetar os FEDCs e as diferenças individuais. Este aluno também será preparado para saber como identificar e apoiar os pontos fortes e a singularidade dos cuidadores e dos indivíduos, apoderando-se, assim, das competências necessárias para descrever a "adequação do ajuste". 

Em relação à prática reflexiva e identidade profissional, ao final de todo o processo do DIR 202, o aluno será capaz de exibir altos comportamentos éticos e padrões de prática, incluindo a adesão ao requisito de confidencialidade e o consentimento informado, além de demonstrar um entendimento dos limites do escopo da prática:

Cada aluno deve apresentar dois casos usando gravações de vídeo de sua própria atuação com a criança pelo modelo DIR Floortime durante o curso, nos encontros onlines. Entretanto, em algumas situações, na dependência do processo individual, os treinadores poderão solicitar e/ou permitir que o mesmo caso seja apresentado duas vezes. Pode haver necessidade de apresentação presencial. O aluno que tiver apenas um caso para apresentar, deve, na ocasião, fazer o envio de um e-mail para dirfloortimetraining@icdl.com para confirmar. Em geral, a resposta é OK, mas depende do caso a ser apresentado também. As apresentações de casos neste curso devem ter pelo menos um caso diferente dos apresentados no DIR 201.

Os alunos em cursos online devem ter um dispositivo que tenha uma câmera e um microfone para participar totalmente do curso. A plataforma zoom e o wetransfer, aplicativos gratuitos, também deverão ser baixados e utilizados pelos participantes para envio dos materiais solicitados (power point com apresentação do caso clínico e vídeo de intervenção, devidamente convertidos para o inglês, num prazo máximo de 4 dias antes do encontro online previamente agendado). Para edição de vídeo poderá ser utilizado um aplicativo, também gratuito, chamado Vídeo Show. Os vídeos deverão ter entre 5-8 minutos de duração. Tanto os slides do power point como os vídeos deverão estar em inglês! As cartas de autorizações por parte das famílias também deverão ser enviadas, conjuntamente. Elas serão enviadas a cada aluno após confirmação da inscrição do mesmo no referido curso. Trabalhos enviados parcialmente NÃO serão aceitos!

Nosso curso tem número de vagas limitadas e os participantes devem atingir um mínimo de 80% em cada um dos domínios considerados pelo instrutor.

A conclusão bem-sucedida do DIR Floortime 202 leva ao Certificado de Proficiência DIRFloortime® (DIR-Proficient) e à listagem no registro ICDL e listagem on-line.

Materiais para leitura prévia serão disponibilizados após a confirmação da inscrição e podem estar tanto em inglês quanto em espanhol.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Bondade de Ajuste (o que isso significa?) Por quê precisamos ter?
O que pode ser necessário para que haja uma melhor correspondência entre a criança e o ambiente à sua volta?
Usando o “bom ajuste”, podemos ajudar os pais (e terapeutas) a ter mais realismo em se tratando das expectativas em relação à criança?
Dinâmica e padrões familiares: como interferem?
Considerações de funcionamento em um contexto de desenvolvimento (o senso de si): o que deve ser observado?
Aprendendo a prestar atenção no propósito, no presente e de forma não judiciosa, ao desdobramento de um momento de experiência. 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

À Vista:

R$ 8.000,00 basta escolher a opção " 1 x s/juros"


Parcelado:

R$ 8.500,00 parcelado em até 8 x s/juros.

 

Para realizar a matricula é simples basta seguir as orientações. Você receberá um e-mail com o boleto  automaticamente.

 

Obs: Esse tipo de curso, não há dedução pela Receita Federal (IRPF), por não ser curso sistemático, informe-se com seu contador.

DESISTÊNCIA DO CURSO 

Em caso de desistência do curso por parte do CONTRATANTE, o mesmo, deverá formalizar e justificar o real motivo da sua desistência. Fica registrado que o valor de R$100,00 será considerado como despesa administrativa e não será ressarcido. Em relação ao valor restante, será reembolsado conforme cronograma abaixo:

Antecedência 90 dias da data 23 de novembro de 2019 => reembolsaremos 100% do valor pago.

Antecedência 60 dias da data 23 de novembro de 2019 => reembolsaremos 80% do valor pago.
Antecedência 30 dias da data 23 de novembro de 2019 => reembolsaremos 60% do valor pago.
Antecedência 15 dias da data 23 de novembro de 2019 => reembolsaremos 40% do valor pago.
Antecedência 07 dias da data 23 de novembro de 2019 =>reembolsaremos 20% do valor pago.

 DIREITO DE IMAGEM

A contratada está, desde já, autorizada, sem quaisquer ônus para si, ao uso da imagem e som do (a) contratante para fins exclusivos de divulgação de programas, projetos e/ou resultados obtidos em avaliações, exames e aulas, bem como divulgá-las na internet, jornais, mídias digitais ou outros meios de comunicação. Em nenhuma hipótese poderá usar a imagem e o som de maneira contrária à moral, aos bons costumes ou à ordem pública.