DIR®101 - MODELO DIR/FLOORTIME® DA TEORIA À PRÁTICA CLÍNICA

DIR®101 - MODELO DIR/FLOORTIME® DA TEORIA À PRÁTICA CLÍNICA

APRESENTAÇÃO
A Avance Clínica Especializada Ltda EPP (Clínica Avance) em parceria com a Fundação Emily Fenichel (Argentina) e DIRIT (Itália) apresenta o curso de formação DIR®101 reconhecido e certificado pelo Conselho Interdisciplinar sobre Distúrbios de Desenvolvimento e Aprendizagem (ICDL), EUA.

O que é o modelo DIR®? É um modelo baseado no desenvolvimento que leva em consideração as diferenças individuais, o modo como cada criança recebe a informação que vem do mundo, como ela é processada e como ela responde. Focado na criação de relacionamentos emocionais como promotores do verdadeiro desenvolvimento e aprendizado, baseia-se principalmente em uma observação cuidadosa dos interesses naturais da criança, suas motivações e sua maneira de interagir com o exterior para permitir que o operador entre em seu mundo e o leve lentamente a um universo de troca.

No modelo DIR®, os sintomas dos comportamentos expressos no transtorno do espectro do autismo são considerados principalmente como problemas derivados da falta de modulação sensorial e planejamento motor. Por esta razão, é importante conhecer a individualidade de cada criança em sua maneira de lidar com a informação que recebe do mundo exterior através de todos os canais sensoriais: como ele usa a visão, como seu corpo se sente, como gerencia seu equilíbrio. Além disso, o modelo coloca a família no centro dessa reabilitação e oferece as ferramentas mais úteis para o crescimento da criança, tornando-os protagonistas e não espectadores. Assim, profissionais habilitados podem dispor de orientações para que esta família possa de fato, contribuir para o desenvolvimento da sua criança.

A última revisão de DSMV nos confronta com mudanças significativas em relação ao diagnóstico do autismo. Surge a necessidade de conhecer o perfil individual (relacional funcional-sensorial) da criança para permitir intervenção global inicial, similar às peculiaridades da história de vida e contexto natural em que a criança vive.

Os modelos baseados no desenvolvimento, como o modelo DIR, trabalham sobre características individuais de cada criança e, por meio da equipe multidisciplinar, apontam para o desenvolvimento global, melhorando as diferentes áreas funcionais de forma síncrona e respeitando os interesses naturais da criança.

 

DETALHES DO EVENTO

Curso: DIR®101 - MODELO DIR/FLOORTIME® DA TEORIA À PRÁTICA CLÍNICA

Data de realização: 12 e 13 de novembro de 2019
Horário: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00
Carga Horária: 16 horas
Local:
MACRO OFFICE - CENTRO DE EVENTOS E NEGÓCIOS

Rua Piauí, nº 183 - Bairro São João - CEP 91030-320 - Porto Alegre - RS

Fone/FAX: (51) 3373 9900 - 3373 9905

Incluso tradutor, Coffee Break e material didático: Apostila com impressão dos slides em português.

 

MINISTRANTE
Dott. Maria Teresa Sindelar - membro Faculty ICDL-USA

Psicóloga

(*) Possíveis convidados.

  • Serena Suman - Psicóloga e Psicomotricista – DIRIT – ITÁLIA
  • Leonardo Correa – Professor da Universidade Nacional de Rio Negro e Fisioterapeuta – Fundação Emily Fenichel - Argentina

PÚBLICO ALVO

Professores; Pedagogos; Psicopedagogos; Terapeutas Ocupacionais; Fonoaudiólogos; Médicos e Educadores Físicos.

 

OBJETIVOS

O objetivo do curso é desenvolver a capacidade de compreensão do perfil de cada criança com necessidades especiais, e sobre essa base, construir um programa de intervenção especializada e individual com a colaboração da equipe de profissionais DIR, familiares e escolares. Esse é o caminho que permite o desenvolvimento gradual e mais natural possível.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

DIA 12 de Novembro de 2019

  • Distúrbios do espectro autista: novas fronteiras na pesquisa. A classificação do DSM-V e sua importância na reabilitação.
  • Modelos baseados em desenvolvimento (modelo DIR e DIRIT): princípios gerais. O modelo DIR: características.
  • A capacidade funcional emocional. Identificação e sua importância clínica.
  • Processamento e modulação sensorial.
  • Processamento e modulação sensorial.
  • Os diferentes perfis sensoriais.
  • O ‘I’ do modelo DIR.
  • O Floortime como princípio e técnica do modelo DIR e suas características.
  • Se juntar à iniciativa da criança e como promovê-la?
  • O Floortime sempre em toda parte. Princípios a aplicar na escola e na vida diária.
  • Indicadores do comportamento na dificuldade de modulação sensorial. Indicadores do comportamento na dificuldade de discriminação sensorial.
  • Planejamento motor e diferenças individuais. Conceito de movimento em reabilitação. Conceito de práxis e planejamento motor.

DIA 13 de Novembro de 2019

  • Os padrões do relacionamento. Características. Importância no trabalho de reabilitação.
  • O Gráfico de Crescimento Emocional Social: introdução ao mapa de avaliação do desenvolvimento funcional para o planejamento da intervenção.
  • O movimento e importância psicomotora.  
  • A técnica de Floortime e a resolução de problemas semiestruturados: como promover o crescimento emocional e cognitivo por meio de interações.
  • Apresentação de um caso clínico e trabalho em pequenos grupos.
  • A equipe interdisciplinar e a aliança terapêutica com a família e a escola.
  • Protocolo para a avaliação da criança. O diagnóstico multiaxial. Como o programa de reabilitação é construído.
  • Da intervenção individual ao trabalho em grupo. Acampamento de verão Sardegna. Resultados clínicos.
  • Encerramento do trabalho com esclarecimentos sobre as dúvidas.
  • Avaliação com questionário de aprendizagem

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

À Vista:

R$ 2.250,00 basta escolher a opção " 1 x s/juros"


Parcelado:

R$ 2.500,00 parcelado em até 5 x s/juros.

 

Para realizar a matricula é simples basta seguir as orientações. Você receberá um e-mail com o boleto  automaticamente.

 

Obs: Esse tipo de curso, não há dedução pela Receita Federal (IRPF), por não ser curso sistemático, informe-se com seu contador.

DESISTÊNCIA DO CURSO 

Em caso de desistência do curso por parte do CONTRATANTE, o mesmo, deverá formalizar e justificar o real motivo da sua desistência. Fica registrado que o valor de R$100,00 será considerado como despesa administrativa e não será ressarcido. Em relação ao valor restante, será reembolsado conforme cronograma abaixo:

Antecedência 90 dias da data 23 de novembro de 2019 => reembolsaremos 100% do valor pago.

Antecedência 60 dias da data 23 de novembro de 2019 => reembolsaremos 80% do valor pago.

Antecedência 30 dias da data 23 de novembro de 2019 => reembolsaremos 60% do valor pago.

Antecedência 15 dias da data 23 de novembro de 2019 => reembolsaremos 40% do valor pago.

Antecedência 07 dias da data 23 de novembro de 2019 =>reembolsaremos 20% do valor pago.

 

DIREITO DE IMAGEM

A contratada está, desde já, autorizada, sem quaisquer ônus para si, ao uso da imagem e som do (a) contratante para fins exclusivos de divulgação de programas, projetos e/ou resultados obtidos em avaliações, exames e aulas, bem como divulgá-las na internet, jornais, mídias digitais ou outros meios de comunicação. Em nenhuma hipótese poderá usar a imagem e o som de maneira contrária à moral, aos bons costumes ou à ordem pública.